sábado, 26 de outubro de 2013

Código beeps

Caso seja detectado algum problema num componente vital para o funcionamento do sistema, como as memórias, o processador ou a placa de vídeo, o BIOS emitirá uma certa sequência de beeps sonoros, alertando sobre o problema. O código de beeps varia de acordo com a marca do BIOS. Geralmente, o manual da placa mãe traz uma tabela com as sequências de beeps usadas.


Exemplo:
1 Beep Curto: Post Executado com sucesso: Este é um Beep emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso (computador sem problemas).
1 Beep longo: Falha no Refresh (refresh Failure): O circuito de refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM
1 Beep longo e 2 beeps curtos; 1 Beep longo e 3 beeps curtos: Falha no Vídeo: Problemas com a placa de vídeo.
2 Beeps curtos: Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória.
5 Beeps: Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado
9 Beeps: Erro na memória ROM (ROM checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus
10 Beeps: Falha no CMOS. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.
11 Beeps: Problema com a memória cache: Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue iniciar o sistema normalmente, desactivando a memória cache.

Sem comentários:

Enviar um comentário